A Gnose Primordial é um conhecimento, uma sabedoria. Gnose significa isso: conhecimento. Porém não nos referimos a um conhecimento qualquer. A Gnose é um conhecimento muito especial. É um conhecimento que produz uma imensa transformação em quem o recebe. Um conhecimento capaz de, nada menos, despertar e libertar Espiritualmente a quem o obtenha. Seu propósito é esse: jogar luz sobre a situação humana, tratando de despertar os homens e ajudá-los a escapar da prisão em que se encontram. Por isso este conhecimento tem sido tão perseguido ao longo da história, porque é um conhecimento considerado perigoso pelos poderes religiosos e políticos que regem, desde as sombras, a humanidade. Por essa razão a Gnose sempre permaneceu oculta. A Gnose é um conhecimento secreto, só acessível ao buscador que seja merecedor dela. As distintas religiões na história humana têm tratado de fazer com que os seres humanos permaneçam ignorantes desse saber, deste tipo de conhecimento chamado Gnose. Já veremos o porquê.

Ao que chamo de Gnose Primordial é a forma pura de Gnose. É sempre a mesma e nunca mudará, enquanto não mude a situação Espiritual em que se encontra o homem e tudo o que chamamos de “criação” ou “mundo”. As poucas vezes que a Gnose Primordial apareceu abertamente na história, não se fez em sua forma pura, mas sim se adaptando às características culturais e históricas do lugar e da época. Portanto, a Gnose Primordial tem estado sempre por trás de quase todos os sistemas teológicos e filosóficos que tem sido tachados de heréticos, proibidos, perseguidos e forçados a ocultar-se. Pesquisando esses conhecimentos proibidos, é possível recuperar as peças necessárias que nos permitam reconstruir a estrutura completa do que é a Gnose Primordial.

E se esse saber foi descoberto e escrito, esse livro seria extremamente poderoso e terrível. Seria o texto mais perigoso do mundo, capaz de despertar e liberar a quem o leia e estude. Um livro assim seria um objeto estranho dentro deste mundo criado, algo não elaborado aqui, mas sim vindo de fora, de outro mundo totalmente distinto deste. Também seria capaz de sobreviver às chamas e ao tempo.

No desenrolar deste trabalho, tratarei de aproximar o melhor possível ao que foi e é a Gnose Primordial, o saber Gnóstico em sua forma pura.

José Maria Herrou Aragón

(continua…)

Anúncios