Era Jesus um yogue? Teria ele ensinado a seus discípulos meditação, como despertar a kundalini, ou que a alma humana e o espírito divino são uma coisa só? Tendo sido criada cristã, eu frequentemente pensei sobre a relação, se existente, entre o cristianismo primitivo e o yoga. Vários anos atrás, eu finalmente me demiti e me matriculei em um seminário, esperando encontrar respostas. Eu as encontrei, mas não eram bem as que eu esperava.

Acontece que nos últimos 60 anos, graças a uma série de impressionantes achados arqueológicos, os estudiosos descobriram mais sobre o Jesus histórico do que tinham aprendido nos mil anos anteriores. Poder-se-ia imaginar que os religiosos estariam correndo para compartilhar esses excitantes novas descobertas com o público, mas em cada artigo de revista e especial de televisão sobre o início da história cristã que eu vi, os teólogos têm evitado mencionar algumas das mais importantes descobertas – a despeito do fato que eles são temas comuns de debate em muitos seminários. A razão para o silêncio público é que muito do que se descobriu recentemente sobre o cristianismo primitivo é surpreendentemente diferente da versão que ensinaram a muitos de nós na escola dominical. Teólogos estão compreensivelmente relutantes em compartilhar novas informações que possam confundir ou perturbar suas congregações.

A Biblioteca de Nag Hammadi

Em dezembro de 1945 dois irmãos escavando a base de um penhasco perto da cidade de Nag Hammadi, no Egito, fizeram uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século 20. Eles encontraram, escondido em um frasco, um manuscrito escrito em copta, a língua antiga do Egito. Uma meticulosa análise deste e numerosos outros rolos de papiro descobertos nas proximidades, revelou que uma biblioteca espiritual tinha sido selada no deserto por volta de AD 350 por uma comunidade de cristãos primitivos. Cinquenta e dois textos, ou tratados, foram recuperados, oferecendo-nos um vislumbre de valor inestimável sobre as crenças de pelo menos um grupo de seguidores de Jesus. Alguns dos textos que eles preservaram para as futuras gerações são provavelmente tão antigos como seções do próprio Novo Testamento, e descrevem acontecimentos da vida de Jesus que coincidem com a versão bíblica, mas eles também contêm outras informações sobre Jesus que haviam estado perdidas por 1600 anos.

Os relatos da vida de Jesus preservados nesta biblioteca antiga deixaram os estudiosos cambaleando. Por exemplo, todos nós presumimos que os alunos mais próximos de Jesus eram seus famosos 12 discípulos do sexo masculino, contudo textos como O Evangelho de Maria, O Evangelho de Felipe e O Evangelho de Tomé da biblioteca de Nag Hammadi afirmam que Jesus era na verdade mais próximo de suas devotas mulheres. Atualmente os  cristãos ortodoxos se orgulham de ter rejeitado a crença “primitiva” em uma Deusa universal, entretanto texto após texto revela que pelo menos alguns dos primeiros cristãos  veneravam bastante a Deusa, e o próprio Jesus é citado referindo-se a ela. Por exemplo, em O Primeiro Apocalipse de Tiago, Jesus discute as deusas Sofia e Achamoth. Muitos outros evangelhos da biblioteca de Nag Hammadi falam da Deusa com reverência, incluindo Sobre a Origem do Mundo, A Hipóstase do Arcontes, e O Trovão, Mente Perfeita.

Em 391 AD, cristãos queimaram a enorme biblioteca de Alexandria, repositório da sabedoria do mundo antigo, porque eles acreditavam que os livros escritos por não-cristãos eram uma ameaça à sua religião. Mas os cristãos que cuidadosamente armazenaram a biblioteca de Nag Hammadi tinham uma apreciação mais profunda pela sabedoria de outras culturas. Junto com numerosos manuscritos sobre Jesus, eles também  esconderam cuidadosamente obras de Platão e dos grandes filósofos herméticos do Egito, um texto de Zoroastro, e um requintadamente belo hino sobre a deusa Isis. Estes primeiros cristãos parecem ter sido muito mais mente aberta do que alguns de seus irmãos em séculos posteriores.

Mas há qualquer material de yoga nestes textos? Para a surpresa dos estudiosos, os manuscritos continham massas de ensino místico, alguns deles bastante compatíveis com yoga. O Primeiro Apocalipse de Tiago, por exemplo, um diálogo entre Jesus e seu irmão Tiago sobre a experiência da alma após a morte. Jesus explica: “Eis que vou lhe revelar a maneira de sua redenção. Quando você sofrer as dores da morte, forças demoníacas virão para apreendê-lo. Quando um deles lhe perguntar: “Quem é você e onde você vem?”, responda: “Eu sou um filho e eu venho do Pai.”

“Quando outro deles lhe disser: “Que tipo de filho é você e quem é o seu pai?”, responda: “Eu sou do Pai que existia antes do início do tempo, e eu era seu filho antes de o tempo começar.”

“Quando o próximo lhe disser: “Por que você enviado aqui?”, responda: “Eu vim da eternidade para aprender a distinguir entre as coisas que existem em espírito e aqueles que existem na matéria. Mas eu aprendi que a matéria na verdade existe no espírito, porque ele vem da Mãe, e a mãe reside no Pai. Eu apelo ao conhecimento imperecível que é a Mãe [aqui Jesus refere-se à deusa judaica Sopfia] que habita eternamente no Pai.”

“Então, as forças demoníacas irão libertá-lo e você estará livre para ascender ao reino da luz que é a sua própria luz.”

Jesus parece estar descrevendo a preexistência da alma, uma doutrina aceita por yogues, mas posteriormente rejeitada por cristãos. Ele também está dizendo que, enquanto nos lembramos de quem realmente somos, espíritos divinos que existiam antes do tempo, então estaremos livres para nos fundirmos à luz do Pai, que é idêntica à luz do nosso próprio espírito. Quando nos conectarmos conscientemente com nosso eu superior, nós alcançaremos a liberdade perfeita, e nem mesmo a morte poderá nos impedir de viver a nossa unidade com Deus.

Neste mesmo evangelho, Jesus diz explicitamente a Tiago: “Livre-se desta ideia cega de que você é apenas o vaso de carne que o envolve. Então, você alcançará Aquele que é. Então você deixará de ser Tiago; em vez disso, você será Aquele que é.” É surpreendente encontrar este ensinamento do Vedanta, alegando que a alma individual (Atman) é idêntica ao próprio Deus (Brahman), explicitada tão claramente em um texto cristão primitiva. Hoje, os cristãos acreditam que somente Cristo era “um” com Deus, mas Jesus parece estar dizendo que nós também somos.

Em outro texto da biblioteca de Nag Hammadi, O Diálogo do Salvador, os discípulos perguntaram a Jesus: “Quem é aquele que procura e quem é aquele que revela?” Jesus respondeu: “Aquele que procura é aquele que revela. Aquilo que você está procurando está dentro de você.”Ele diz novamente: ” O Deus vivo habita em você e você habita nele.” Este ensinamento faz todo o sentido em um contexto de yoga, mas viria como uma surpresa para muitos cristãos conservadores, que acreditam que o Espírito Santo pode visitar os nossos corações, mas, essencialmente, existe separadamente de nós. Aqui, Jesus parece estar chamando o nosso próprio Eu interior de Espírito Santo.

Quando Mateus implora a Jesus: “Por favor, deixe-me ver o lugar de vida onde não existe o mal, apenas a luz pura”, Jesus responde: “Você não pode ver essa luz enquanto você permanecer em um corpo.” Mateus insiste que ele ainda quer conhecer a realidade divina. Jesus responde: “Cada um de vocês que conhece a si mesmo a viu.” Ele passa a explicar que quem permanece firme no estado de conhecer verdadeiramente a si mesmo sempre fará espontaneamente a coisa certa no momento certo. Na tradição do yoga, este estado de perfeita sincronização das próprias ações com a vontade do divino é chamado samadhi sahaja.

Os Gnósticos

Enquanto numerosas declarações atribuídas a Jesus nos evangelhos de Nag Hammadi soam como se elas pudessem ter sido ditas pelos santos da Índia, a maior parte do material é redigido em termos característicos dos gnósticos, judeus e cristãos misticamente inclinados que floresceram nos séculos imediatamente antes e depois de Jesus; na verdade, a palavra “gnosis” está relacionada com a sânscrito jñana , que significa a experiência de vida do conhecimento divino. No entanto,  as crenças gnósticas chocariam a maioria dos cristãos e judeus contemporâneos.

Os gnósticos incomodaram-se profundamente com algumas das histórias da Torá judaica (os cinco primeiros livros da Bíblia cristã). Por exemplo, de acordo com a Torá, Deus planta as duas árvores de conhecimento e imortalidade no Jardim do Éden, mas proíbe Adão e Eva de comer delas. Ele adverte os outros deuses, os Elohim, que se os seres humanos provarem da onisciência e da vida eterna, eles se tornarão divinos como o próprio Deus, e isso deve ser evitado a todo custo. Os gnósticos, no entanto, sentiram que, se Deus fosse verdadeiramente bom, ele não gostaria de privar a humanidade desses dons divinos e, portanto, concluíram que o Deus do Antigo Testamento é mau, um ser maligno que aprisiona as almas humanas no mundo de matéria que ele criou. A fim de mantê-los sujeitos ao seu poder, eles acreditavam, ele deve impedi-los de perceber sua verdadeira natureza – que eles são seres divinos de um reino de luz que transcende o mundo do sofrimento em que ele os mantém escravizados. Esta leitura alternativa do livro do Gênesis pode ser encontrada nos textos de Nag Hammadi Sobre a Origem do Mundo e A Hipóstase dos Arcontes.

Os gnósticos acreditavam também que, muito além do Deus Criador – também chamado Demiurgo – reside o verdadeiro Ser Supremo (a existência de quem o Deus Criador não reconhece porque ele é cego por seu temperamento violento e inveja). Foi esse Ser Supremo – o verdadeiro Deus, afirmam os gnósticos, que enviou Cristo à Terra sob a forma de uma serpente para salvar Adão e Eva do Jardim do Éden! Em outras palavras, era Cristo quem apareceu a Eva (de acordo com os gnósticos, Eva era espiritualmente mais avançada do que Adão) e convidou-a a comer da árvore do conhecimento. Mas o Deus Criador percebeu o que estava acontecendo e expulsou Adão e Eva do Jardim antes de terem a chance de também comer da árvore da vida eterna. Porque o Deus Criador os impediu de alcançar a segunda árvore, a humanidade continua sujeita à morte até os dias atuais.

Como podiam esses primeiros cristãos igualar a serpente no jardim a Jesus Cristo? A serpente não é Satanás? Os gnósticos observavam que Jesus foi “sábio como uma serpente” e foi pendurado em um tronco, assim como a serpente no Jardim. Eles também observaram que uma vez, quando os israelitas estavam morrendo de doença no deserto, Moisés pendurou uma serpente de bronze em uma vara para salvar suas vidas – uma indicação de que a serpente no Jardim também representava um salvador. Em suma, os gnósticos acreditavam que eles deveriam rejeitar o Criador malévolo Deus que quer que nós permaneçamos presos no mundo da matéria, e voltavam-se, em vez disso, ao Ser Supremo no reino da luz, que é o verdadeiro pai de Jesus, e nosso também.

Há um surpreendente paralelo entre esta versão curiosa da Bíblia e as antigas lendas da Índia. Embora existam muitos milhares de templos a deuses como Vishnu, o Preservador e Shiva, o Aniquilador na Índia, apenas quatro templos de Brahma, o Criador remanescem em toda a Índia. O Criador não é adorado porque, segundo a lenda, ele foi amaldiçoado por Shiva por seus maus pensamentos e ações. Além disso, quando os iogues estão se esforçando para alcançar a libertação, muitos mitos descrevem Indra, o deus védico dos trovões e relâmpagos, descendo dos céus para obstruir os esforços dos iogues. A razão é que Indra é “ciumento” e tem medo de que os iogues podem tomar o seu lugar no céu, assim como o Livro de Gênesis diz que Deus tem medo de Adão e Eva obterem conhecimento e imortalidade.

Os gnósticos, como os iogues, acreditavam que você não pode simplesmente dizer que era um seguidor de Jesus e esperar ir ao paraíso após a morte. Em vez disso, era necessário purificar-se até alcançar a gnosis: conhecimento experimental da realidade divina. Somente então poderiam escapar de infelizes estados pós-morte e eventual reencarnação de volta à Terra. Onde os gnósticos cristãos diferem da tradição iogue é que eles aparentemente acreditavam que Jesus era o único ser divino a descer à terra do reino da luz para salvar a humanidade. Ele era o único caminho para a salvação que eles conheciam. Nas escrituras de yoga, no entanto, tanto o Deus como a Deusa prometem encarnar na Terra em qualquer tempo e lugar em que sejam sinceramente invocados. Não há um grupo de “povo escolhido” na tradição do yoga porque ninguém é excluído da graça divina.

Os Nazarenos

Os autores das escrituras Nag Hammadi afirmam que Jesus foi ele próprio um gnóstico, e para eles isso explica o fato intrigante de que Jesus não falava sobre o Deus julgador do Antigo Testamento Yahweh (ou Jeová). Em vez disso, referiu-se ao Ser Supremo como Abba, Pai Divino amoroso cujo reino “não é deste mundo” (ao contrário do Deus Criador, cujo reino é deste mundo). Contudo, os cristãos contemporâneos não aceitam que Jesus era um membro da comunidade gnóstica, e os gnósticos foram há muito anatematizados como hereges. Ao longo da Idade das Trevas, sempre que um grupo de cristãos, como os cátaros, mostrou tendências, mesmo remotamente, gnósticas, o papa enviou tropas para massacrá-los.

No entanto, existe uma antiga autoridade confiável que afirma inequivocamente que Jesus era de fato um gnóstico: a Bíblia. O Novo Testamento refere-se repetidamente a Jesus como “Nazareno”, uma frase por muito tempo mal traduzida como “Jesus de Nazaré”, porque os estudiosos não tinha ideia do que era um Nazareno. Recentemente, eles descobriram que não apenas um grupo chamado os Nazarenos viveu na área de Jesus e no tempo de Jesus, mas os seus descendentes continuam a existir no Oriente Médio até hoje.

Depois de séculos de perseguição, o último grupo da espiritualidade gnóstica foi extinto — isso apesar do fato de que alguns gnósticos, como os Valentinianos, insistiram que eles tinham recebido a sua doutrina do próprio apóstolo Paulo (A líder em estudos cristãos Elaine Pagels declarou recentemente que elementos gnósticos podem de fato existe nos escritos de Paulo). Cada grupo foi destruído, isto é, exceto o Nasuraiya, um grupo semita que floresce até hoje no sul do Iraque. Seu nome significa “guardiões do conhecimento sagrado.” Eles traçam sua origem remonta a milhares de anos, e eles continuam a exercer os antigos ritos de seus antepassados, mergulhando o corpo inteiro em água para limpar-se do pecado, por exemplo. Hoje, essas pessoas são chamadas Mandeanos (manda significa gnose). No entanto, os muçulmanos os chamam de sabeus, que significa “batizadores”. Um dos professores mais renomados na longa tradição de preceptores espirituais do Nasuraiya foi João Batista, o homem que iniciou Jesus nas margens do rio Jordão. Os Nasuraiya também são conhecidos como mestres de segredos ocultos que praticam um ritual de 42 dias chamado de masiqta (“ascensão”) após a morte de cada membro para ajudá-la a passar com segurança através de estados pós-morte. Em vários dos textos de Nag Hammadi, Jesus é visto oferecendo orientação semelhante através dos acontecimentos difíceis que ocorrem após a morte. A partir dos evangelhos da biblioteca de Nag Hammadi, agora transparece que Jesus era um Nasuraiyi ou iniciado em uma tradição gnóstica que continua a existir até hoje.

Como muitos de seus colegas gnósticos, os Nasuraiya acreditam que existem dois mundos, um de escuridão e um de luz. Eles dizem que um Criador mau formou nosso mundo a partir da escuridão, mas dentro de cada corpo físico moldado pelo Criador, o Rei Desconhecido de Luz escondeu uma centelha de luz a partir de um universo de esplendor além da concepção do Criador. Mensageiros são enviados por este Grande Rei para resgatar os seres brilhantes presos em corpos materiais, ensinando-lhes a gnose ou o conhecimento de sua verdadeira identidade. Até que eles ouçam o mensageiro e libertem-se da matéria, fundindo-se de volta com o mundo da luz, eles continuam reencarnando e enfrentando condições horríveis após a morte em que eles são punidos por seus pecados.

Não se tem uma eternidade para obter a libertação, advertem os Nasuraiya. Chegará um dia em que o universo tal como o conhecemos deixará de existir, e as almas que ainda não estão liberatadas terão perdido a sua chance e perecerão para a eternidade. As escrituras do yoga ensinam uma doutrina semelhante, embora na versão yogue, depois de muitas eras o universo irá se manifestar novamente, e as almas que não o fizeram no último ciclo cósmico terão outra oportunidade de encontrar a luz.

Infelizmente, as hostilidades atuais entre os EUA e o Iraque tornam difícil para os estudiosos ocidentais saber mais sobre esta seita fascinante, e muito pouco de sua literatura mística volumosa foi traduzido. Mas a sua própria existência levanta questões intrigantes. É possível que quando os líderes ortodoxos rejeitaram o Gnosticismo e preferiram o ensino agora ortodoxo de teólogos como Agostinho de Hipona, eles apostaram no cavalo errado? Quando eles esmagaram os gnósticos, será que eles inadvertidamente exterminaram os autênticos ensinamentos místicos de Jesus? Isso é impossível de responder por hora. No entanto, é interessante observar como os ensinamentos gnósticos, considerados por muitos cristãos primitivos como tendo sido ensinado por Jesus, estão tão próximos do espírito do Sankhya Yoga e do Budismo primitivo, nitidamente contrastando este mundo material de escuridão com um mundo de luz e sem forma existindo em consciência, e incitando-nos a fugir deste mundo de tristeza tão urgentemente quanto se fosse uma casa em chamas.

O Reino dos Céus

Muitos daqueles que passaram por experiências de quase morte relatam que logo após perceber-se deixando seu corpo, eles interagiram com uma luz radiante que brilha com a paz, alegria e conhecimento divinos e que amorosamente lhes oferece orientação. Foi este o Rei da Luz que o Jesus dos textos de Nag Hammadi ensinou os seus discípulos a procurar?

Na tradição do yoga, os praticantes se concentram em luz divina diariamente com as palavras: “Nós meditar no Sol Interior, a luz mais esplêndida em todos os mundos. Que ela ilumine nossas mentes! “Este é o famoso mantra Gayatri, com o qual nós invocamos em nossas vidas a luz interior que muitas pessoas parecem experimentar após a morte, mesmo agora enquanto ainda estamos em um corpo.

Como os gnósticos que compilaram a biblioteca de Nag Hammadi descrevem a experiência da iluminação? Em primeiro lugar, em O Evangelho da Verdade, eles explicaram a natureza do estado não iluminado. (Lembre-se que, para os gnósticos, “Pai” significava o Ser Supremo do Reino de Luz, e não o Deus Criador irritado e ciumento) “Onde há conflito e desejo há deficiência, mas onde há unidade, há perfeição”, diz o texto. “Deficiência surge quando o pai não é conhecido, mas no instante em que o Pai é conhecido, a deficiência deixa de existir. Assim como a escuridão desaparece no momento em que a luz brilha, assim como a ignorância desaparece no momento em que se adquire o conhecimento, da mesma forma o nosso sentimento de incompletude desaparece instantaneamente quando conhecemos o Pai. Isso ocorre quando as formas separadas vemos diante de nós desaparecem em unidade.Alcança-se esta unidade purificando-se até que a sensação de multiplicidade se dissolve. Quando a unidade é vivenciada, a matéria,  a escuridão e a morte desaparecem.”

Ouvem-se ecos inesperados de verdades do yoga conforme o texto continua: “Para aqueles que não conhecem o Pai, a vida é terrível e instável, cheia de dúvidas e discórdia. No entanto, todas estas coisas são ilusões, ficções puras, como se alguém estivesse sonhando. Mas quando aqueles que têm essas experiências perturbadoras despertam, eles reconhecem que estes eventos não possuem realidade factual. Portanto, aqueles que são verdadeiramente despertos, depois de ter abandonado a ignorância como o sono, não percebem mais o mundo como sólido e substancial, mas como um sonho na noite. O conhecimento do Pai, eles valorizam como o sol nascente.

“Esta é a condição daqueles seres que atingiram a grandeza incomensurável, alcançarando o perfeito Pai unitário. Eles não experimentam estados purgatório após a morte, nem sentem tristeza ou inveja durante a vida. Não há morte neles, pois eles descansam no único ser imutável que é verdadeiramente bom, e que é a raiz de seu próprio ser. Nunca mais eles vão experimentar a perda. Esta é a condição das almas abençoadas, sim, este é o lugar delas”.

Ao contrário dos cristãos ortodoxos de hoje, os gnósticos não acreditavam na ressurreição do corpo físico no Dia do Juízo. Para eles, o corpo era desprezível em comparação com os reinos da consciência, eles não tinham nenhum desejo de voltar a ele. “Aqueles que vivem morrerão”, escreve o autor de O Tratado sobre a Ressurreição, um outro evangelho de Nag Hammadi. “O mundo é uma ilusão! Você mesmo não é carne, mas foi-lhe dada a carne quando você entrou neste mundo.” O autor explica que não é o corpo físico, que é ressuscitado após a morte, mas o ser espiritual que habita o corpo. É o ser interior que sobe do túmulo do corpo material. “Quando você fugir da sensação de multiplicidade e dos grilhões que o prendem”, continua o texto, “quando a luz divina descer sobre sua escuridão, e a plenitude divina derramar sobre sua deficiência, então você perceberá que você já está ressuscitado”.

Encontramos aqui um eco do ensinamento yogue de um corpo sutil (sharira linga) que permeia e dá vida ao corpo físico. Os yogues ensinam que nós viajamos no corpo sutil após a morte. Yogues avançados podem dissolver seus corpos sutis, a fim de fundir-se na luz divina, ou eles podem criar novos corpos sutis, a fim de nascer neles, ou”emprestar” outro corpo físico. Este é exatamente o tipo de habilidade que os evangelhos de Nag Hammadi reivindicam que Jesus também demonstrou.

Finalmente, os cristãos ortodoxos atuais acreditam que as almas existem inteiramente distintas de Deus e que a afirmação de que somos de alguma forma “um com Deus”, como fazem os yogues, é blasfêmia. No entanto, há fortes indícios de que essa unidade divina pode ter sido exatamente o que Jesus ensinou. Ainda assim, quando ele diz no evangeho de Nag Hammadi O Diálogo do Salvador: “Quando um homem estabelece a sua alma nas alturas, ele será exaltado”, estaria Jesus falando de elevar a consciência para o chakra sahasrara na parte superior do cérebro , como fazem os yogues? Nós podemos apenas especular, mas dado o número de semelhanças surpreendentes entre seus ensinamentos e o yoga, não podemos descartar a possibilidade.

De qualquer forma, se a biblioteca antiga descoberta em Nag Hammadi for um indicador, então como os grandes sábios vedânticas da Índia, Jesus ensinou que nossas almas mais íntimos vieram de um reino sem forma de esplendor deslumbrante, e que com intensa prática espiritual e da graça de um guru realizado (como Jesus Cristo), podemos encontrar o nosso caminho de volta para a luz.

Linda Johnsen
Anúncios